April 14, 2017

BodyTalk

Um Novo Paradigma De Saúde

SEJA PARA UMA MUDANÇA DE CARREIRA OU APENAS PARA USUFRUIR DE NOVOS CONHECIMENTOS, O BODYTALK SEMPRE APRESENTA UMA NOVA VISÃO DO QUE É POSSíVEL PARA A SAÚDE E A CONSCIÊNCIA DO SER HUMANO.

O Sistema BodyTalk TM é uma modalidade terapêutica revolucionária que visa escutar o corpo em todas as suas instâncias. Através de um protocolo, o terapeuta trabalha com uma intuição estruturada: o conhecimento técnico intelectual e o intuitivo trabalham juntos, sendo possível um olhar individual e único para cada pessoa e sua história de vida.

“O BodyTalk é provavelmente o método mais fácil e poderoso que você pode aprender para manter a saúde da sua família em dia. Isso se aplica a todos, seja você um médico, um atleta, uma mãe, um aluno pré-escolar, um terapeuta ou qualquer candidato de Ph.D.”

– James Oschman
Ph.D., biofísico e autor de Energy Medicine in Therapeutic and Human Performance

Fundado pelo Dr. John Veltheim nos anos 90, o processo propõe o cuidado integral com a saúde. O sistema tanto pode ser empregado em benefício da saúde individual (física, mental, emocional e energética), como também em favor da saúde coletiva, no contexto de equipes e empresas.

O sistema é dinâmico e passa por atualizações constantes como resultado dos estudos do fundador. O BodyTalk é estruturado por meio de técnicas não invasivas projetadas para restabelecer a comunicação saudável nos diferentes sistemas do corpo.

O método incorpora ciência de ponta e filosofia para ajudar o corpo a desconstruir hábitos, crenças, caminhos bioquímicos e padrões posturais que estejam restringindo o funcionamento do complexo corpo-mente.

O BodyTalk chama a atenção pela sofisticação com a qual cada sessão, sob medida, revela e transforma o que verdadeiramente está por trás das queixas sintomáticas trazidas pelo cliente. Duas pessoas que apresentem os mesmos sintomas serão equilibradas de formas únicas e individuais.

Sua eficácia está fundamentada nas teorias de ponta da física quântica. As técnicas surpreendentemente simples, eficazes e seguras, combinam conceitos modernos das áreas de neurociência, teoria de sistemas dinâmicos, epigenética e psiconeuroimunologia, com Medicina Tradicional Chinesa e filosofia Advaita do Vedanta Indiano.

Com ferramentas de comunicação direta com o subconsciente e uma metodologia que inclui os conceitos anteriormente mencionados, o BodyTalk conduz as pessoas ao máximo de seu potencial e integridade, respeitando a natureza de cada um.

Cada átomo armazena holograficamente as histórias por nós vividas no dia a dia. O Sistema BodyTalk reconhece que o nosso estado de saúde está diretamente relacionado ao grau de entendimento que temos sobre conflitos cotidianos.

O corpo fala. Por entender o indivíduo como um todo, o BodyTalk não visa tratar um sintoma ou uma doença. Seu foco é trazer a pessoa para um melhor estado de equilíbrio a partir das prioridades ressaltadas pelo próprio corpo-mente durante a sessão.

O sistema pode ser usado como um processo autônomo para tratar vários quadros de saúde, ou ainda como complemento que otimiza os resultados de qualquer outro tratamento.
A técnica consegue englobar todos os conhecimentos acumulados pelo terapeuta, tornando a bagagem tão importante quanto o respeito ao ritmo, às prioridades a às necessidades de cada organismo.

Embora seja mais procurado em casos de problemas de saúde, o sistema BodyTalk é também uma ferramenta muito poderosa no campo do desenvolvimento pessoal ou ainda como referência de base filosófica para a vida.

O BodyTalk não apresenta diagnóstico, não prescreve medicamentos e não substitui tratamentos médicos, medicamentos ou primeiros socorros.

 

Perguntas Frequentes

Como é uma sessão de BodyTalk e como funciona?

A sessão normalmente começa com uma conversa sobre o histórico de saúde do cliente e as questões que o levaram a procurar o sistema. Então, o cliente relaxa sobre uma maca, completamente vestido. O terapeuta usa o braço do cliente para estabelecer a comunicação SIM/NÃO. Isso é chamado de Biofeedback Neuromuscular e se baseia no conhecimento de que o corpo é portador de todas as informações sobre si mesmo.

Seguindo o protocolo do BodyTalk, o terapeuta é capaz de revelar os circuitos de comunicação que estão comprometidos e em que ordem essas linhas de comunicação precisam ser restabelecidas para acelerar o processo de cura. Uma sessão dura em média 1h e é finalizada com leves toques na cabeça e na altura do coração.

É imperativo ter o consentimento do cliente antes de realizar uma sessão. No caso de crianças ou em que a pessoa não possa responder legalmente por si, o adulto responsável poderá autorizar a sessão.

O que pode ser tratado?

O Sistema BodyTalk foca em restabelecer o equilíbrio único de cada pessoa. A harmonia entre os aspectos físico, mental, emocional e energético permite que a sabedoria inata de autocura trate os sintomas e promova um novo estado de boa saúde. O sistema olha além do sintoma, que é apenas a ponta do iceberg.

Qual a periodicidade das sessões de BodyTalk?

O tratamento não possui uma duração ou frequência predeterminada. O terapeuta, ao final de cada sessão, irá questionar a necessidade de uma nova sessão e o melhor momento para realizá-la da mesma forma como identifica as prioridades do corpo-mente, ou seja, através do Biofeedback Neuromuscular. Portanto, não há como saber previamente o tempo de tratamento, nem a frequência com que as sessões acontecerão.

Pode ser aliado a outras técnicas?

O BodyTalk pode ser usado como um sistema autônomo ou pode ser integrado a qualquer sistema de saúde para potencializar a sua eficácia. Entre os nossos terapeutas há fisioterapeutas, acupunturistas, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, médicos, fonoaudiólogos, massoterapeutas, cinesiólogos, quiropatas, reikianos, pedagogos, practitioners em PNL, entre outros.

Existe alguma contraindicação?

Por ser uma técnica não invasiva, o BodyTalk não tem contraindicações. O sistema pode ser aplicado em pessoas de qualquer idade e em qualquer estado de saúde: grávidas, recém-nascidos, crianças, idosos, pessoas acamadas, recém-operadas, em estado de coma, acometidas de câncer, dentre outras.

Onde encontro material gratuito disponível sobre o BodyTalk?

Na internet, existem muitos vídeos disponíveis. No site da INTERNATIONAL BODYTALK ASSOCIATION (IBA – www.bodytalksystem.com) existem vídeos explicativos em inglês sobre o sistema. Já no YouTube, é possível encontrar um vídeo do fundador, Dr. John Veltheim, ensinando uma técnica que pode ser realizada por qualquer pessoa, o Córtices, legendada em Português, assim como entrevistas temáticas (hangouts) com o instrutor avançado Marcio Ribeiro. Você encontrará, também, reportagens sobre o BodyTalk na mídia em geral.

Posso aplicar o BodyTalk em mim mesmo?

O sistema BodyTalk completo é ensinado através de vários cursos. Um deles, o BodyTalk Acesso, oferece técnicas que podem ser auto aplicadas e que visam melhorar a saúde e o bem-estar. Esse curso é ensinado regularmente no Brasil e funciona como uma forma de levar o BodyTalk para a rotina diária do seu praticante.

Uma das técnicas inseridas no curso BodyTalk Acesso é a que chamamos Córtices. Rápida, simples e versátil, essa técnica serve para conectar os hemisférios direito e esquerdo do cérebro a fim de eliminar os chamados “pontos frios”, regiões onde o fluxo sanguíneo e/ou qualquer atividade celular podem estar comprometidos. A auto aplicação regular dessa técnica promove o aumento da clareza mental e do foco nas atividades diárias.

A técnica do Córtices funciona assim:

1. Coloque uma das mãos na base do crânio. Com a outra mão, faça toques leves na parte de cima da cabeça e em seguida no esterno (região do tórax) e finalmente no abdômen, alternadamente, por dois ciclos respiratórios.

2. Repita este procedimento percorrendo o alto
da cabeça inteira, até chegar na linha das sobrancelhas.

3. Segure as duas laterais da cabeça por alguns instantes. Solte uma mão para repetir os toques na cabeça, no esterno e no abdômen. Em seguida, segure as laterais novamente e solte a outra mão para realizar os toques na cabeça, no esterno e no abdômen.